Conecte-se Conosco

Araguatins

SAÚDE ARAGUATINS EM AÇÃO: #JulhoAmarelo

Publicado

em


A SEMUS Araguatins encerrou nesta sexta-feira (29) a campanha “julho amarelo”, com uma grande ação na Praia da Ponta, envolvendo grupo de idosos e população geral, com objetivo de promover a prevenção das hepatites virais, promoção de hábitos saudáveis e atividades físicas, e bem estar, com participação do fisioterapeuta, Leonardo Baião, Educadora Física, Valquiria Aguiar, Assistente Social, Thalita Sousa, Nutricionista, Dayanne Carneiro, Professor de Zumba, Igor de Holanda e Enfermeira Leidiane Silva.

A secretária municipal de saúde, Doraci Gomes, agradeceu a todos os profissionais da Atenção Primária envolvidos na organização da ação. “O cuidado e a proteção da nossa população é o nosso foco”, afirmou a secretária.

Durante todo mês, as Equipes de Atenção Primária à Saúde, desenvolveram diversas ações e atividades, como:

De 1 a 31 – Palestra e oferta de testes nas UBS dos bairros, Centro, Nova Araguatins, Setor Aeroporto, Vila Cidinha, Vila Miranda e Santa Teresa/Vila Madalena.

De 1 a 31 – Palestra e oferta de testes nas UBS da zona rural, Distrito Macaúba, Vila Natal, Vila Falcão, Vila Maringá, Distrito Araguanópolis e Transaraguaia.

Dia 22 – Palestra e sorteio de brindes no Cais do Porto destinado aos Garis.

Dia 28 – Orientação em Salões de Beleza sobre o uso correto das ferramentas de trabalho para prevenir a transmissão das hepatites virais.

De 29 – Panfletagem e orientação na Praia da Ponta.

“Pessoas com sinais e sintomas de hepatites também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde, onde estão sendo intensificadas as testagens, além de vacinação contra a hepatite B”, destacou Doraci Gomes, secretária municipal de saúde.

Segundo a Coordenadora de Vigilância em Saúde da SEMUS, Alessandra Pereira, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas.

Existem cinco tipos identificados de hepatite: A, B, C, D (Delta) e E. As dos tipos A e E se manifestam de forma aguda e não cronificam, com o sistema imunológico do paciente eliminando o vírus do organismo depois da crise, mas os tipos B, C e D podem se tornar crônicos e pedem mais atenção do Sistema de Saúde.

ASCOM:  SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ARAGUATINS


Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Acessados